terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Como Fazer Uma Pesca de Praia Noturna e Produtiva

Como Fazer Uma Pesca de Praia Noturna e Produtiva

Foto de um pescador com vara e peixes no anzol
Pescar durante o dia nos fins de semana e feriados no verão é sempre difícil e na maioria das vezes incômodo e inprodutivo. Isso porque nessa estação e nesses dias as praias sempre estão repletas de surfistas, banhistas tanto do Brasil quanto turistas de todas as partes do mundo, o que dificulta toda a pesca na hora do arremesso, linha na água com jet sky circulando a toda hora, dependendo do lugar escolhido é claro. A solução para resolver esse tipo de problema é sem dúvida a pesca de praia noturna!. Pensando nisso que vou dar agora algumas dicas para uma pesca tranquila e mais produtiva.  


VANTAGENS DE PESCA NOTURNA
1 - Tempo refrescante, isento do sol e dos riscos do câncer de pele.
2 - Praia quase que deserta com apenas alguns casais passeando.
3 - Sem banhistas, surfistas e turistas

DESVANTAGENS DA PESCA NOTURNA EM ALGUMAS PRAIAS
1 -  Risco de assaltos crescentes
2 -  Escuridão devido a ausência de iluminação pública
3 - Dificuldade de visão, tanto dos movimentos da vara quanto no manuseio de materiais, no iscamento e castroamento de anzóis.

SOLUCIONANDO ESTES PROBLEMAS
  • 1º - Procure pescar sempre em um local iluminado e que seja conhecido por você. Caso não conheça, se puder, passe a tarde para fazer um prévio reconhecimento do local e faça um mapeamento mental das melhores localizações, das estruturas e dos canais e marque o local por detalhes.
  • 2º -  Escolha a melhor maré, reserve previamente a isca e todo o material e utensílios que serão utilizados para evitar imprevistos.
  • 3º - Utilize só os materiais necessários e leve sempre chicote de pesca e anzóis reservas e prontos para substituições pois com essas medidas você irá consequentemente evitar atropelos e enganches e nós na linha em plena escuridão. Leve sempre anzóis, chumbadas, linhas em fim, leve de tudo um ou mais de reserva para evitar frustrações.
  • 4º - Utilize tiras adesiva fosforescente na metade até a ponteira da vara para vê-la melhor, ou um sininho que é bem vendido em casas de pesca de praia para monitoras a ponteira e a vara como um todo na escuridão. Se puder utilize laterna de cabeça ou manual para ilunimar na hora de iscar o anzol, encastroar ou mesmo visualizar o movimento da vara.

I M P O R T A N T E: Na pesca de praia noturna, dificilmente é possível enchergar precisamente as ondas, por isso o modo mais eficiente é fazer a localização dos canais através das chubadas. Faça um arremesso e tente relembrar as imagens da praia que viu durante o dia e assim, venha recolhendo a chumbada arrastando-a levemente, sentindo as variações da areia do fundo. Durante o recolhimento a chumbada geralmente pula  devido a areia fina e compacta. No fundo de um canal existe uma área de areia mais grossa que tende a afundar e grudar a chumbada. Só que mais a frente temos a parede antes do canal, onde podemos sentir um tipo parecido com um degrau que é justamente onde a chumbada sempre pára e trava. Puxe pouco a pouco para calcular a altura e extenção deste degrau e assim vá fazendo um mapeamento mental de sua área de ação de pesca de praia noturna. 

Obs.: Um erro que muitos pescadores e iniciantes cometem com frequência é; simplesmente preparar as iscas nos anzóis, posicionar-se e arremessar o mais longe que puder, em quanto que muitas vezes um canal está bem mais próximo do que ele imagina. Com isso quero dizerque na pesca, nem sempre a força é o elemento primordial para uma pescaria produtiva. Portanto, ponha em prática a técnica de reconhecimento dos canais que você vai sentir efetivamente os ótimos resultados.

INTERESSANTE: É comprovado por muitos pescadores e também por mim que ótimos peixes são capturados durante a noite na pesca de praia noturna. Peixes que já capturei durante minhas pescas noturnas: betarras, (papa-terra), barbudos, carapebas, cocorocas, bagres de várias espécies e cores, salemas, corvinas, pequenos pampinhos nas espumas da beira mar, robalos (camurim), galo, xaréu (xalelete), carapicu, bicuda, espada, arraias, moréiasentre outros. Agora um peixe que até hoje está me devendo, é o pampo, pois eu confesso que em minhas inúmeras pescarias noturnas, eu jamais consegui pegar um pampo grande. Só apenas aqueles de espuma, Porém, já li e ouvi relatos de pescadores que já conseguiram pescá-lo durante a noite.

Nenhum comentário: